segunda-feira, 17 de junho de 2013

DEUS - Brut des Flandres


Seja religioso ou ateu, depois dessa cerveja você vai aceitar (a) Deus em sua vida! Esta cerveja belga não é só dona de uma garrafa bonitinha. Sua fabricação é extremamente complexa, o que lhe rende um sabor inimaginável a alguém que nunca tomou uma cerveja especial.




Com uma produção limitada a 15 mil garrafas por ano, a cerveja Deus passa por um longo processo de fermentação. Na primeira etapa, na Bélgica, são usados apenas puro malte e água. Em seguida, o líquido segue para a cidade de Reims, na França, onde é colocada em garrafas de champanhe e passa pelo mesmo processo do vinho local, ou seja, fica repousando nas caves, para a segunda fermentação.

Para filtrá-la, a garrafa é rotacionada dia após dia até que fique na posição vertical. O pescoço da garrafa é então congelado e pela pressão da garrafa retira-se o fermento. Só então a cerveja estará pronta para o consumo.
 
Depois dessa longa espera para se tornar própria para consumo, seu preço não poderia ser de dez reais. Uma garrafa de 750 ml custa cerca de R$ 160,00. Para quem nunca tomou cervejas especiais acharia um absurdo, dinheiro jogado no lixo, entretanto estamos falando de uma cerveja para uma comemoração, réveillon, e não para ser tomada num fim de semana qualquer como se fosse uma Skol.

Quanto as suas características, possui um aroma adocicado, com notas de maçã, pêra, hortelã e cravo, porém os 11,5% de teor alcoólico são logo evidenciados. Sua coloração, dourada clara, brilhante e efervescente, com bolhinhas minúsculas, lembrando muito os champanhes. E por fim, seu sabor, complexo como o aroma, mas delicado e refrescante, deixando transparecer em parte seu teor alcoólico.

Não esquecendo a harmonização, a tomei no Dia dos Namorados, com tantos restaurantes cheios, resolvi fazer um jantar em casa. Resolvi, novamente, testar meus dotes culinários para cozinhar um dos pratos mais gostosos do Restaurante Varanda, em Fernando de Noronha, um gratinado de frutos do mar com farofa de pão. Ficou muito boa a combinação, digna de repetição.




Minha dica é que tenha cuidado com esta cerveja, não se deixe levar pelo sabor delicado dela, logo estará bem “feliz” e enrolando a língua. Se estiver indeciso sobre qual champanhe comprar para o final de ano, compre-a! Garanto que será muito melhor que um Chandon. Eu já a escolhi para beber novamente no réveillon deste ano.

Para comprá-la em Natal, você terá duas lojas para escolher, a Eufrates ou a Mr Beer. Eu escolhi a Eufrates, localizada no Nordestão do Tirol. Seu preço foi de R$ 159,00.

Quem já tomou, ou pretende tomar, deixem suas opiniões. Comprariam-na novamente?!

Até a próxima. Cheers!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário