segunda-feira, 17 de março de 2014

SAINT PATRICK'S DAY

Passado o carnaval, me deparei com a proximidade da próxima data festiva, o Saint Patrick’s Day, e quase surtei em busca de cervejas e comidas que representassem ou, pelo menos, exemplificassem um pouco de como é comemorada esta data. 

O Saint Patrick’s Day é uma festa anual que celebra um dos padroeiros da Irlanda, o São Patrício, sendo uma das festas de santos mais comemoradas no mundo. E como os irlandeses adoram comemorar bebendo cerveja, nada melhor que um post para esta data tão especial.

Infelizmente, Natal não possui uma variedade de cervejas naturais da ilha. Entretanto, a mais conhecida delas está cada vez mais presente nos supermercados natalenses: a Guinness, uma das maiores cervejarias do mundo, dona de uma cerveja extremamente gostosa e curiosa. A escolhida foi a Guinness Draught, que possui uma fabricação muito interessante.





Esta cerveja, servida em lata, possui uma cápsula propulsora de nitrogênio, responsável pela liberação do gás quando o lacre é rompido, misturando-o ao líquido no momento em que este é derramado no copo, criando um efeito cascata muito bonito. Possui uma densidade leve, o que propicia uma alta drinkabilidade, e um amargor intenso e saboroso. Sua espuma é duradoura e cremosa, podendo durar até o último gole. Uma Stout para tomar durante toda noite!!

A partir dessa cerveja, busquei comidas que a incorporassem à receita, deixando o prato ainda mais gostoso. Encontrei duas boas receitas, simples e gostosas: um Beef and Guinness Stew, que nada mais é que pedaços de carne com legumes e cerveja como molho, e um Beer Cake, o qual já fiz, mas dessa vez com uma Stout de futuroGostaria de ter usado outra cerveja irlandesa para harmonizar, mas pelo déficit no comércio natalense, isso não foi possível. Espero que no próximo ano, o post venha com no mínimo uns cinco rótulos.





Para quem tem interesse em comprar essa maravilha de cerveja e se surpreender com seu sabor, ela está a venda tanto no Supermercado Extra, na Av. Roberto Freire, como no Sam’s Club, na marginal da BR-101. O custo médio está entre 11 e 14 reais.

Quem gostou do post, dá uma passada na página do Breja de Luxo no facebook e curte também, assim ficará sabendo de posts que estão por vir e curiosidades que só encontra lá.

Obs: Algumas pessoas, para entrar no clima do St. Patrick's Day, colorem suas cervejas de verde para a festa ficar ainda mais bonita.




Cheers!!!

terça-feira, 11 de março de 2014

CHIMAY E CAMARÃO NO JERIMUM

Voltando de mais um hiato de posts, trago mais um combo de uma mesma cervejaria. E a escolhida da vez foi a cervejaria belga Chimay. Produzidas na Abadia de Scourmont, suas três cervejas são internacionalmente conhecidas, entretanto, há uma quarta cerveja, com corpo mais leve que é destinada ao cotidiano dos monges e tem a venda exclusiva no albergue próximo a cervejaria.




Como ainda não tive o prazer de conhecer pessoalmente este paraíso, resolvi prová-las por cá mesmo. E para isso teria que fazer algo especial, afinal, estamos falando de cervejas trapistas, possuidoras de toda uma história fascinante sobre sua fabricação e destinação.

Como de praxe, decidi comprar o copo da cerveja para fazer bonito, além de um bom almoço para acompanhar, seguindo uma receita do Chef Auricélio Romão do Restaurante Varanda, em Fernando de Noronha, que pode ser melhor explicada aqui.




A harmonização não foi lá de um especialista, mas os sabores se expressaram bem. De um lado, o adocicado do jerimum predominando no prato, do outro, o amargor presente nas cervejas, acompanhadas de um aroma e sabor que lembram muito a fabricação de pão, talvez devido a uma acentuada fermentação. Enfim, dessa vez não me aprofundei muito na pesquisa sobre o processo de fabricação das Chimays.

Os convidados para me acompanharem nessa “degustação” são amigos de longa data e iniciantes no assunto. Entretanto, conseguiram perceber facilmente que o universo cervejeiro é muito maior que a Ambev e, pra mim, sobrou a sensação de dever cumprido por mostrar o quão surpreendente pode ser um gole de uma cerveja!







Para quem tem interesse em adquiri-las, podem ser encontradas na Loja Eufrates, localizada na Rua Campos Sales, n° 500, Tirol, ou por sites especializados. O custo médio gira em torno de vinte reais, cada.


Cheers!